BLOG DA ENTRETEADV

Fique por dentro de todas as novidades!

22/mar/2023

O que é marca de produto e de serviço: saiba quais as diferenças.

Existem diversos tipos de marca: marca de produto, marca de serviços, marca de certificação e coletiva. E, para que os empreendedores e criadores não confundam, vamos explicar:

Marca de produtos ou serviços: é aquela usada para distinguir produto ou serviço de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa. Ou seja, é a forma como nós identificamos um determinado produto ou serviços e o diferenciamos dos outros.

A marca de certificação é aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas, padrões ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada.

Marca coletiva é aquela destinada a identificar e distinguir produtos ou serviços provenientes de membros de uma pessoa jurídica representativa de coletividade (associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação, entre outros).

Proteger a sua marca e garantir a exclusividade do seu produto ou do seu serviço é essencial para evitar problemas futuros, como tentativas de cópia, uso indevido da marca, ou aproveitamento do seu investimento numa marca forte.

Mais uma vez, a EntreteAdv, especialista em cuidar dos interesses da sua propriedade intelectual, preparou um conteúdo especial e completo!

Confira abaixo nosso guia sobre marca, para compreender e solucionar suas questões acerca desse tema.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é marca?

o que é marca e o que a representa

A definição de marca consiste na representação gráfica, composta de sinais distintivos, que identificam determinado produto ou serviço, diferenciando-os de outros similares do mercado, do seu mesmo ramo de atuação.

Variando de acordo com a sua natureza, uma marca pode ser:

  • de produto ou serviço, que diferencia produtos ou serviços a partir de suas origens;
  • coletiva, identificando produtos ou serviços de um grupo de empresas (associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação, entre outros);
  • de certificação, que é a marca usada para atestar a conformidade de determinado produto, conforme as exigências e especificações do mercado ao qual ela se aplica.

Ainda, uma marca é registrada de acordo com a sua forma de apresentação, que pode ser:

  • nominativa, quando o sinal da marca é composto apenas por letras, formando uma palavra;
  • figurativa, quando a marca é formada apenas por elementos visuais, como desenhos, imagens e símbolos (não possui texto ou letras);
  • mista, que é a combinação de um texto ou letras com alguma imagem ou figura;
  • tridimensional, é a marca composta pela sua forma física, como embalagens diferenciadas de produtos (geralmente os frascos de perfume, são um bom exemplo);
  • de posição, é a marca formada pela aplicação de um sinal em determinada posição, específica de um suporte (grifes de roupas geralmente tem um local exato para aplicar sua marca de posição).

É a marca que identifica uma empresa, produto ou serviço?

Sim, é por meio da marca que podemos diferenciar produtos, essencialmente, de outros produtos similares, presentes no mesmo mercado. O mesmo acontece com serviços.

Sem uma marca definida, e registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), os produtos ou serviços aos quais ela é associada seriam apenas mercadorias comuns, sem nenhum apelo de diferenciação, e sem valor agregado na sua comercialização.

Ainda, a marca é uma garantia de qualidade, e serve para despertar no consumidor a credibilidade e a confiança de estar adquirindo um produto ou serviço de procedência comprovada e de acordo com os princípios que a empresa, e o próprio público, valorizam.

Qual a diferença entre marca e produto ou serviço?

Chegamos ao objetivo do nosso artigo – e, com base nas características e definições que apresentamos nos tópicos acima, já deu para perceber que, mesmo atrelados, marca, produto e serviço estão longe de ser a mesma coisa, certo?

A marca serve para tornar um produto ou serviço identificável, garantindo a transparência ao consumidor de conhecer a procedência daquilo que está adquirindo, seja bem ou serviço.

Já o produto é o item produzido ou serviço prestado com determinada finalidade, atendendo a uma necessidade ou a um desejo, e sendo comercializado ou propagado por meio da marca atrelada a ele.

A relação entre esses dois conceitos é bem próxima, e, apesar de um produto não depender de uma marca para existir, sua associação agrega muito mais valor econômico ao produto ao qual ela compreende.

Com uma marca por trás de determinado produto ou serviço, este consegue uma estabilização maior e mais concreta na preferência do consumidor, o que determina muito mais competitividade de mercado, presença no seu nicho específico e, consequentemente, maior retorno financeiro.

Em resumo: os produtos ou serviços servem à sua função específica, enquanto que as marcas oferecem uma emoção, um apelo ao público-alvo.

Para proteger a sua marca, a EntreteAdv é especialista em defender os seus interesses: conheça nosso trabalho e venha conversar com nosso time de advogados!

Conclusão

Agora ficou muito mais clara a relação marca de produto e de serviços, bem como suas essenciais diferenças e características, certo?

Em alguns aspectos, podemos afirmar que a marca representa muito mais que o produto ou serviço, mas, certamente, ela não pode existir sem ele, uma vez que não teria utilidade no mercado, nem algo para oferecer para o seu público.

Ainda, estabelecer uma relação entre a marca e o produto ou serviço que promova foco no consumidor, tornando parte dessa experiência, é o que destaca ambos no mercado, que cada vez está mais concorrido.

Gostou do artigo?  Esperamos que ele tenha tirado todas as suas dúvidas!

Continue se informando sobre temas como esse aqui no blog da EntreteAdv.

Logo EntreteAdv
© Todos os direitos reservados a EntreteAdv.


By Dual Design