Quanto tempo o fotógrafo deve guardar as fotos que produz?
Essa é uma pergunta muito comum aos fotógrafos, especialmente porque, hoje em dia, a cada evento, produção, trabalho, ensaio, são produzidas inúmeras fotos: e quanto tempo o fotógrafo deve guardar as fotos de sua autoria?
A tecnologia nos permite uma longa e enorme capacidade de armazenamento; porém, todos sabem que isso custa dinheiro.
Antigamente, essa dúvida era bem menos frequente, pois, ainda que se pretendesse guardar os negativos, eles um dia pereceriam.
Mas, atualmente, isso não acontece – então, será que o fotógrafo é obrigado a manter tudo eternamente arquivado, catalogado, organizado?
A equipe EntreteAdv preparou um conteúdo especial para responder essa e outras dúvidas nesse assunto; acompanhe abaixo e boa leitura!
Quanto tempo o fotógrafo deve guardar as fotos?
Não existe nenhuma obrigação legal que imponha ao fotógrafo a manutenção de arquivos de fotos de antigos trabalhos.
Entretanto, é muito importante observar o que foi combinado, contratado ou o que é comum no mercado em que você atua.
A duração dos arquivos do fotógrafo deve refletir as necessidades do contrato ou do mercado; ou seja, deve-se manter as fotos arquivadas até o perfeito cumprimento do contrato ou pelo tempo que é entendido como razoável no seu mercado de trabalho.
Um prestador de serviço, como é o fotógrafo, tem a obrigação de manter em seus arquivos as provas de que efetuou um determinado serviço por cinco anos, mas isso não significa que essa prova devem ser as fotos.
Qual a importância dos contratos de serviço?
O fotógrafo, como prestador de serviço, deve entender a importância de fazer uso dos contratos como segurança do seu trabalho e garantia do cumprimento da parte do cliente.
O contrato de prestação de serviços é sinônimo de transparência e profissionalismo e, também, oferece respaldo jurídico em casos de contratempos ou problemas com o cumprimento do trabalho acordado.
Além disso, no sentido de quanto tempo o fotógrafo deve guardar as fotos, o contrato pode contemplar esse período, ficando claro para o cliente e trazendo mais organização para o profissional.
Dica extra: como armazenar suas fotos?

Hoje em dia, o avanço da tecnologia permite que possamos armazenar maiores quantidades de fotos em dispositivos cada vez mais compactos – e, muitas vezes, nem em dispositivos externos, como o caso de armazenamento em nuvem.
Confira, abaixo, algumas formas de armazenamento de fotos que ajudam na organização e acervo de fotógrafos:
SDs, HDs, pendrives e outras mídias
Discos rígidos externos, como cartões de memória, drives físicos e pendrives, são uma boa opção de armazenamento para o caso de problemas com o computador ou com a perda de senhas de acesso para contas online.
Armazenamento em nuvem
Evitando encher a casa com diversos gadgets e outros dispositivos eletrônicos, o armazenamento em nuvem é uma boa opção: prática, simples de usar, e de fácil acesso.
Mídias graváveis
CDs e DVDs parecem soluções antigas de armazenamento – mas ainda são muito úteis e com grande capacidade de armazenamento.
Conclusão
Agora você já sabe quanto tempo o fotógrafo deve armazenar as fotos!
A conclusão é única: desde que o fotógrafo cumpra com seus contratos, pode armazenar as fotografias de acordo com seus interesses, em qual formato quiser, no dispositivo que julgar melhor e pelo tempo que achar mais adequado.
Quer mais dicas e conteúdos interessantes? Acesse o blog completo da EntreteAdv, clicando aqui.